- Ano: 2018
-
Fotografias:Fernando Guerra | FG+SG
-
Fabricantes: BRUMA, Binova, Cortizo, Duravit, Krion, Porcelanos, Tupai
Descrição enviada pela equipe de projeto. Lagos, cidade no barlavento algarvio fundada cerca de 2000 anos antes de Cristo, com influências cartaginesas, romanas, muçulmanas e finalmente cristãs foi a cidade dos descobrimentos portugueses do séc. XV. Banhada por praias incríveis e pelo clima quente mediterrâneo do sul de Portugal é um dos pontos turísticos mais ricos do país. Canavial é uma zona de Lagos, situada entre a ponta da Piedade e a praia de Porto de Mós, conta com falésias com grutas escavadas pelo mar e praias secretas de areia dourada. A origem do seu nome advém da vegetação espontânea de canas.
A “Casa do Canavial” se beneficia da vista para o mar, do alto da falésia. Está inserida numa zona habitacional de referência, longe do rebuliço turístico dos veraneantes. A casa vai buscar as suas linhas à configuração do lote, por forma a obter a melhor orientação solar e proteção aos ventos dominantes, confrontado por um lote vizinho a Sul, onde liberta a total exposição a poente tirando partido do envidraçado completo. Como resultado da imagem em planta e das condicionantes altimétricas da zona, optou-se por uma linha curva contrária ao alinhamento do terreno por forma a proteger a área de estar dos vizinhos a Norte.
É composta por dois pisos, o piso térreo tem uma grande área social onde se situa a cozinha, sala de estar e de jantar em “open-space” e o quarto principal com uma varanda comum a todos estes espaços. No piso inferior encontram-se dois quartos, ginásio e área técnica bem como estacionamento e acesso à entrada de serviço com abertura para o jardim e a piscina. Existem diversas clarabóias que conferem apontamentos de luz natural a espaços interiores como no Hall de entrada ou na cozinha e rasgos nas fachadas com a abertura de vãos para o exterior nas instalações sanitárias e corredor no piso inferior.